Saiba quais são as Áreas geográficas IATA e Indicadores Globais e como elas podem te ajudar
Neste artigo vamos falar sobre Áreas geográficas da IATA e Indicadores Globais.
Já sabemos que o conhecimento em geografia é muito importante para qualquer profissional na área do Turismo.
Na indústria aérea não seria diferente.
Além disso, existem vários fatores que podem interferir no valor de uma tarifa, e um deles é o fator geográfico.
Montar uma rota geograficamente coerente vai deixar a tarifa aérea muito mais barata.
Por este motivo, a geografia é um dos pontos chave no planejamento e no preço de uma viagem.
Com o intuito de ajudar a indústria, a IATA dividiu o mundo em 3 áreas e sub-áreas adicionais, que é aplicada em regras de construção de tarifas aéreas.
Regras de tarifas e regulamentações são baseadas na divisão de áreas da IATA.
Portanto, é extremamente essencial que o profissional que quer se desenvolver na indústria aérea tenha conhecimento das Áreas geográficas da IATA que vamos conhecer a seguir.
Áreas geográficas IATA e Indicadores Globais
Área 1
Composta pelo continente Americano, tanto ao Norte como ao Sul.
Existem duas sub-áreas de classificação: Classificação Americana e Classificação Atlântica.
Classificação Americana
América do Norte – Canadá, EUA, México e St. Pierre & Miquelon
América Central – Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua
Sub-área do Caribe – Bahamas, Bermuda, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Ilhas caribenhas
América do Sul – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela
Classificação Atlântica
Atlântico Norte – Canadá, Groenlândia, México, EUA, Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas
Atlântico Médio – composto pela região do Caribe, América Central e América do Sul, exceto para aqueles que estão listados na próxima sub-área
Atlântico Sul – Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai
Área 2
Está subdividida em três sub-áreas principais.
Europa
Todos os países europeus e as províncias Russas localizadas a Oeste dos Montes dos Urais
África
Subdividido em 6 sub-regiões
África Central – Malawi, Zâmbia e Zimbábue
África Oriental – Burundi, Djibuti, Eritreia, Etiópia, Quênia,Ruanda, Somália, Tanzânia e Uganda
África Meridional – Botsuana, Lesoto, Moçambique, Namíbia, África do Sul e Suazilândia
Líbia ou Líbia Árabe Jamahiriya
Ilhas Oceânicas da Índias – Comores, Madagascar, Maurício, Maiote, Reunião e Seychelles
África Ocidental – Angola, Benin, Burkina Faso, Camarões, Cabo Verde, Congo-Brazaville, Congo-Kinshasa, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné, Bissau, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa e Togo
Oriente Médio
Bahrein, Egito, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Sultanato de Omã, Catar, Arábia Saudita, Sudão, Síria, Emirados Árabes Unidos e Iêmen
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Área 3
É composta pela área restante que é quase a totalidade do continente da Ásia e as Ilhas vizinhas.
Abaixo estão listadas as 4 sub-áreas:
Sudeste da Ásia – Brunei, Camboja, China, Taipei, Hong Kong, Guam, Indonésia, Cazaquistão, Laos, Macau, Malásia, Quirguizistão, Ilhas Marshall, Micronésia, Mongólia, Myanmar, Ilhas Marianas do Norte, Palau, Filipinas, Rússia, Singapura, Tajiquistão, Tailândia, Timor Leste e Turcomenistão
Sul da Ásia ou Indiano – Sub-Continente – Afeganistão, Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka
Japão e Coréia
Sudoeste do Pacífico – Samoa Americana, Austrália, Ilhas Cook, Fiji, Kiribati, Nauru, Nova Caledônia, Nova Zelândia, Niue, Papua-Nova Guiné, Samoa, Ilhas Salomão, Tonga, Vanuatu e Wallis e Ilhas Futuna
Agora que já sabemos as 3 áreas do globo, podemos nos aprofundar nas sub-áreas chamadas Indicadores Globais (iata-geography-glossary).
Áreas geográficas IATA e Indicadores Globais (Global Indicators)
Código de duas letras usado na construção de tarifas para indicar a rota básica da qual a tarifa aérea se aplica.
AP
Rota entre a Área 2 e a Área 3 através do Atlântico e o Pacífico
AT
Rota entre a Área 1 e a Área 2 através do Atlântico
EH
Rota entre a Área 2 e a Área 3 via Europa Oriental
Rota na dentro área 2 ou dentro da área 3
FE
Rota entre a Rússia (na Europa) / Ucrânia e Área 3 com serviço sem escalas entre Rússia (na Europa) / Ucrânia e área 3 além do Japão, Coréia
PA
Rota entre a Área 3 e a Área 1 via Pacífico
Não aplicável para rotas em non-stop rotas entre o Canadá / EUA e o Sul Subcontinente asiático entre TC1 e TC2 (através do Pacífico eTC3)
PN
Rota entre Área 1 (somente América do Sul) e a Área 3 via América do norte e Oceano Pacifico
RU
Rota entre a Rússia (na Europa) e a Área 3 com serviço sem escalas entre a Rússia (em Europa) e Japão, Coreia via outro país (es) na Europa
SA
Rota entre Área 1 (somente Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai) e Sudeste Asiático,
Subcontinente do Sul da Ásia, Coréia através do Atlântico apenas via ponto (s) no sudeste Ásia, Subcontinente do Sul da Ásia, Coréia, Área do Atlântico Sul, África Central, África Austral, Ilhas do Oceano Índico ou através de serviços transatlânticos diretos
TS
Rota entre a Área 2 e a Área 3 sem escalas entre a Europa e Japão, Coréia
WH
Rota dentro da Área 1 (Hemisfério Ocidental)
Áreas geográficas IATA e Indicadores Globais no GDS
Os códigos dos indicadores globais aparecem nos GDSs quando uma tarifa é procurada.
No exemplo abaixo, estamos procurando o valor de uma rota entre Tóquio e Los Angeles.
Podemos identificar na última coluna à direita – GI (Global Indicator) PA
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