Codeshare, Milhagem e Alianças aéreas tudo que você precisa saber

Você sabe o que é Codeshare?

Codeshare é um acordo de cooperação onde uma companhia aérea transporta passageiros cujos bilhetes tenham sido emitidos por outra companhia parceira.

O objetivo é oferecer aos passageiros mais destinos do que uma companhia aérea poderia oferecer isoladamente.

Uma companhia aérea pode vender o voo de uma outra companhia que tenha o acordo codeshare.

Simplificando, uma companhia que oferece a aeronave, o trecho e a tripulação e outra companhia vende  esse trecho com seu código de identificação.

Quando uma reserva em voo de codeshare é feita, o bilhete emitido exibe o número do voo da companhia aérea pela qual foi feita a reserva, como se fosse o voo da própria companhia que está emitindo o bilhete.

No entanto, o passageiro vai voar com a outra companhia.

Com o acordo codeshare as companhias oferecem novas possibilidades para os passageiros, aumentando seus destinos, assentos e horários.

Acordos codeshare permitem que as companhias possam expandir suas opções sem custos adicionais com aquisição de novos equipamentos.

O codeshare é importante também pois possibilita a emissão de uma só de passagem, ao invés de precisar comprá-las separadamente quando uma viagem envolve duas companhias.

Caso o passageiro faça alguma conexão com qualquer uma das duas companhias envolvidas, todas elas dividem responsabilidades e privilégios, como as regras de bagagem, milhagem e retenção de voo caso ocorra atraso e cancelamento dos mesmos.

Milhagem

Programa de milhagem FF (Frequent Flyer) é uma ferramenta das companhias aéreas que recompensa os passageiros frequentes.

Cada companhia aérea tem seu programa para incentivar os passageiros a voltarem utilizar seus serviços.

Os pontos são acumulados de acordo com as milhas voadas e/ou valores pagos na passagem.

Os pontos acumulados podem ser utilizados para resgate de bilhetes free (grátis), bagagens extras, acesso ao Lounges da companhia e upgrade de cabine. ( Passageiro compra um bilhete em econômica e viaja em classe executiva).

Além dos programas de milhagem de cada companhia aérea, existem também os programas da alianças aéreas.

Codeshare
Codeshare

Alianças aéreas

Existem várias alianças aéreas no mundo, porém as 3 principais são Star Alliance, Skyteam e Oneworld.

As maiores e principais companhias aéreas do mundo fazem parte destas alianças.

Os passageiros podem ter um cartão de milhagem de uma aliança e acumular milhas sempre que utilizar uma companhia aérea desta aliança.

Conforme os pontos vão sendo acumulados, os passageiros vão obtendo benefícios e não somente em bilhetes grátis ou upgrades mas também com acesso a salas Vips.

Além de, prioridade em entrega de bagagem, filas especiais no check-in, entre outros.

As alianças também se destacam por criarem seus próprios produtos e serviços, claro utilizando suas companhias participantes.

Star Alliance

A Star Alliance hoje é a maior e mais antiga aliança do mundo, fundada 14 de maio de 1997.

Atualmente  possui 28 companhias aéreas membros que constituem uma malha com mais de 18,500 partidas diárias em 1,330 aeroportos nos 192 países em que atua.

SkyTeam

A SkyTeam foi fundada em 2000 e foi a última das três alianças aéreas a ser formada.

Atualmente composta por 19 companhias de cinco continentes, voa para 1.062 destinos em 177 países e opera cerca de 17.343 partidas diárias.

Oneworld

A Oneworld foi fundada em 1998.

Atualmente composta por 13 companhias, voa para 1012 destinos em 158 países e opera cerca 12.738 partidas diárias.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que achou deste post ou sobre assuntos que poderia abordar nos próximos artigos, dica extra que queira compartilhar ou até mesmo alguma crítica.

Se você assim como eu ama a indústria e conhece pessoas que adorariam receber esse conteúdo!

Compartilhe esse artigo! Facebook, Twitter e Linkedin!

Nos vemos em breve!

Tagged , ,