Conheça agora os 5 principais tipos de Agências de viagem

Conhecer sobre os bastidores das Agências de viagem faz toda a diferença para os profissionais da nossa industria. Para cada tipo de agência existe uma série de estratégias de vendas e marketing. Novamente trago a importância da visão do todo. Este artigo vai mudar a forma como você vê as agências de viagem. Agência de viagem é uma empresa cadastrada no Ministério do Turismo autorizada a intermediar a compra e venda de produtos de turismo. Para a agência começar a emitir os bilhetes ela precisa de um GDS e ter um número IATA. Ser uma agência com número IATA não é obrigatório. Caso a agência não tenha um número IATA ela pode vender suas passagens através intermediadores que chamamos de Consolidadora ou Operadora. Seguem os 5 principais tipo de agências: 

#1 Agências de Viagem On-Line – (OTA – On-line Travel Agency)

Os clientes das OTAs são pessoas que gostam de comprar tudo por conta própria. Entram diretamente no site da OTA, procuram e compram tudo on-line. Como nesta agência as venda são on-line o foco são nas compras pontuais, seus principais clientes estão procurando por praticidade, elaborando seus próprios roteiros, sem a necessidade de um especialista. Grandes OTAs vendem seus bilhetes através dos sites que estão linkados aos GDSs e Companhias aéreas.

#2 Agências de Viagem de Lazer

Esta agência é especializada em viagens a lazer, toda sua estratégia está voltada para esse nicho.
  • Super Luxo
  • Luxo
  • Religioso
  • Cultural
  • Eventos
  • Estudos
  • Rural
  • Náutico
  • Ecológico
  • Aventura
  • Agroturismo
  • Incentivo
  • Massa
  • Destinos específicos
Seu principal diferencial é  ter um consultor especializado que vai auxiliar na construção de um pacote mais bem elaborado, informações completas e  suporte  do início ao final da viagem de seu cliente.  Ao contrário das grandes, as pequenas agências não possuem  IATA/BSPlink, elas emitem seus bilhetes através de Consolidadores ou Operadoras

Agências de viagem

Agências de viagem

#3 Agências de Viagem – Consolidadores

Quando uma nova agência é aberta no mercado ela precisa fazer acordos comerciais com todas as Companhias aéreas para ser competitiva. Conseguir acordos diretamente com as Companhias aéreas nem sempre é uma tarefa fácil. Consolidadores são grandes agências que possuem GDS, IATA, acesso ao BSPlink e acordos comerciais com as companhias aéreas. As agências de viagem que não possuem número IATA utilizam os Consolidadores para emissão dos bilhetes. Grandes consolidadores já possuem ferramentas on-line para que seus clientes (agências de viagem de menor porte) possam fazer suas reservas diretamente no portal, sem ser necessário um GDS.

#4 Agências de Viagem – Operadoras

As operadoras são responsáveis pela criação de pacotes turísticos. Elas fazem acordos diretamente com os Hotéis, Companhias aéreas, fornecedores de traslado e criam pacotes que podem ser vendidos para agências ou passageiros diretos. O exemplo mais comum do produto de uma operadora seria um pacote com um voo com companhia aérea, mais um traslado do aeroporto para um hotel e os serviços de um representante local, tudo por um preço único. Os operadores turísticos se especializam em destinos para obterem melhores preços com fornecedores e claro oferecerem melhores serviços.

#5 Agências de Viagem – Corporativa

Conhecidas como TMC ( Transaction Management Companies ) seu foco principal é o atendimento a contas corporativas. Companhias aéreas negociam tarifas especiais locais ou globais com as empresas. As empresas decidem quais as TMCs que vão trabalhar e emitir seus bilhetes. As agências disponibilizam dependendo das necessidades da empresa postos de trabalho dentro das empresas, postos virtuais dedicados e help desk. Deixa eu te fazer 2 perguntas: Você já trabalha com turismo ou está querendo começar uma carreira do zero? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, tenho uma aula gratuita para você aqui. Te vejo em breve.

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