Descubra agora os 8 principais motivos de uma ADM ( Agent Debit Memo ).

O assunto de hoje é sobre ADM – Agent Debit Memo.

Se sua atual função não é relacionada a esse assunto, continue lendo este artigo, o conhecimento de novos processos, pode trazer uma clareza maior do que acontece fora da sua função.

E vou além, acredito também que quando o conhecimento é combinado, soluções, ideias e processos inovadores podem aparecer.

Para quem quer trabalhar em companhia aérea e indústria ou mesmo já trabalha, ficar presente para os principais motivos das ADM te dará uma vantagem incrível.

Quando você entende como funciona o processo das ADMs, fica muito mais fácil evitá-las.

 

O que é ADM?

ADM é um documento emitido pelas companhias aéreas pelo BSPlink para as agências de viagens.

Este documento tem como objetivo coletar ajustes de bilhetes emitidos pelas agências.

Todas companhias aéreas tem uma politica de ADM publicada em seus sites.

Caso alguma das regras desta politica não seja cumprida, a companhia emite uma ADM penalizando a agência.

De acordo com a resolução IATA 850m a emissão de uma ADM pela cia aérea só pode ser feita até 09 meses a contar da data de vôo do último segmento do bilhete.

 

Qual o motivo do pesadelo?

Quando uma agência de viagens emite um bilhete com algum tipo de erro, a companhia aérea emite uma ADM cobrando a diferença para o valor correto.

Quando uma ADM é emitida, a agência de viagem tem a possibilidade de disputar.

Nesta disputa a agência deve se “defender” contra a cobrança.

A companhia aérea tem 60 dias para aceitar ou rejeitar a disputa.

Caso nenhuma ação seja tomada pela companhia aérea a ADM é deletada.

Neste primeiro momento vou dividir por categorias de agências os principais motivos das ADMs.

 

OTA (Online Travel Agencies)

As OTAs trabalham em um sistema automatizado, praticamente reduz a  zer0 os erros humanos.

No entanto, exatamente por ser automatizado recebe uma quantia elevada de chargeback ( fraude com cartão de crédito).

Para tentativa de redução de ADMs por chargeback, as OTAs estão introduzindo sistemas rigorosos de verificação de crédito e algoritmos baseados em tempo/compra e data da viagem antes da emissão do bilhete.

 

Consolidadores

Por emitir bilhetes para outras agências eles ficam com toda a responsabilidade, recebendo eventuais ADMs.

No entanto, elas repassam o débito caso seja um problema da agência.

 

Agências Corporativas

Estas agências são as que estão menos expostas as ADMs.

Por emitirem bilhetes para clientes recorrentes, eles estão familiarizados com os procedimentos.

 

Agências de Lazer

Já nestas agências, como grande parte das vendas são presenciais o risco de chargeback é menor.

No entanto, agências de lazer tem uma flexibilidade maior com seus clientes.

Muita flexibilidade com trabalho manual, aumenta a chance de erros humanos que podem ocasionar em ADMs.

ADM - Agent Debit Memo
ADM – Agent Debit Memo

Agora, vamos aos 8 principais motivos mais comuns de ADM – Agent Debit Memo.

#1 Comissão incorreta – Comissão paga é superior ao do contrato ou quando a comissão é paga para uma rota não elegível.

#2 Cartão de crédito – Problemas com cartão de crédito na hora da emissão como: Falta de autorização de débito, cartão expirado, número de cartão inválido, venda duplicada.

#3 Chargeback – Nem sempre o chargeback acontece por fraude. Já vi casos de passageiros que se esqueceram que tinham comprado um bilhete e não reconheceram a compra. Ou que ao invés de pedir o reembolso do bilhete simplesmente não reconhece a venda.

#4 Tarifas/Reemissões  – Esta lista é extensa, pois abrange todas as categorias que envolvem cálculos de tarifas e reemissões como elegibilidade, data de aplicação da tarifa, sazonalidade, voos aplicáveis, reserva feita com antecipação, estadia mínima e máxima, paradas, restrição de datas entre outras.

#5 Taxas – Taxas de embarque não incluídas, com valor incorreto ou com códigos errados.

#6 Reembolso – Multas de reembolso calculadas erradas ou não incluídas. Reembolso de bilhete não reembolsáveis ou erro no cálculo.

#7 Reservas – Fazer duas reservas ou mais para o mesmo passageiro, utilizar nomes fictícios. (Churning, Seguimento inativos, casados e passivos).

#8 Multas – Multas calculadas incorretamente ou simplesmente não coletadas.

Estes são os principais motivos de ADMs, porém se você não está habituado com esse assunto não se assuste.

Os GDSs estão constantemente desenvolvendo ferramentas que ajudam e alerta seus usuários sobre possíveis erros que possam acarretar ADMs.

 

Grupo de trabalho

Esse assunto é tão delicado que existe um grupo chamado (ADMWG) Agency  Debit  Memo  Working  Group que envolve todos os seguimentos na indústria aérea ( Companhias aéreas, Agência de viagens e associações, GDSs, ATPCO, ARC e IATA ).

Esse grupo trabalha com novas soluções e idéias para reduzir o número de ADMs ao redor do mundo.

 

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